O que pode causar o descolamento da retina?

O que pode causar o descolamento da retina?

Pessoas com alto grau de miopia estão entre as mais suscetíveis ao problema, que também pode ser consequência de traumas oculares

 Já ouviu falar em descolamento da retina? Trata-se de uma doença ocular que ocorre, em média, em 1 em cada 10 mil habitantes ao ano, de acordo com diferentes estudos na área. O descolamento da retina é uma urgência médica. Se não for diagnosticado e tratado depressa, pode evoluir para perda total da visão. Daí a importância de visitas regulares ao oftalmologista.

 

Causas

Os fatores de risco mais associados ao descolamento de retina são a ocorrência do descolamento do vítreo posterior, a presença de roturas ou degenerações periféricas na retina, a ocorrência de traumas oculares (como uma batida ou bolada no rosto) e a presença de alta miopia. Mais raramente, essa doença é hereditária e pode até mesmo ocorrer em crianças ou bebês. Esses fatores de risco estão presentes em diferentes faixas etárias, portanto, embora mais comum depois dos 40 anos, o descolamento de retina pode acometer pessoas em qualquer idade. Uma atenção especial deve ser dada aos pacientes que possuem alta miopia. Eles devem ser examinados por oftalmologista especialista em retina no mínimo uma vez por ano, para que sejam identificadas e tratadas, preventivamente, lesões que possam levar ao descolamento de retina.

Prevenção

O exame que permite prevenir o descolamento de retina é o mapeamento de retina, por meio do qual pode-se identificar o problema e, posteriormente, tratar lesões na retina que podem ocasionar o descolamento.

 

Fonte: http://www.portaldaoftalmologia.com.br