O uso correto dos colírios

O uso correto dos colírios

O uso do colírio parece simples, mas o medicamento é muitas vezes utilizado sem um acompanhamento médico. Por isso é preciso tomar alguns cuidados básicos na hora de pingar algumas gotinhas no olho para ter melhor efeito e evitar desperdício.

Confira algumas dicas:

 

1 – Pingue apenas uma gota

O nosso olho tem capacidade para apenas uma gota. Portanto, se o volume de colírio despejado for maior que isso, ele escorrerá pelo rosto ao invés de ficar no olho.

Para evitar que o colírio caia, puxe a parte inferior da pálpebra formando uma bolsa e pingue o medicamento ali.

 

2 – Pingue o colírio deitado

Para evitar que se perca o medicamento, é recomendado pingar o colírio deitado. Após a aplicação, pressione a lateral dos olhos, próximo ao nariz, para manter o remédio em contato com o olho.

 

3 – Utilize um colírio por vez

Se o seu oftalmologista recomendou a utilização de mais de um colírio, é recomendado que aplique um e, depois de um tempo, o próximo. O intervalo recomendado de um medicamento para o outro é de aproximadamente 15 minutos.

 

4- Não compartilhe colírios

É muito comum as pessoas compartilharem frascos de colírios, principalmente os para irritação. Cuidado, ao emprestar o seu colírio para outra pessoa você corre o risco de compartilhar uma infecção.

 

5 – Armazene o colírio de forma correta

O frasco do colírio deve estar sempre tampado, evitando a entrada de sujeiras e bactérias. Nem todos devem ser guardados na geladeira, só os que tiverem essa recomendação na bula.

Antes de usar o colírio é bom agitá-lo, se ele estiver em forma de suspensão não causará o efeito desejado.

 

Fonte: http://www.visaolaser.com.br